domingo, 25 de abril de 2010

A PONTA DA ESPADA


Mais uma vez a guerra influi na Ordem DeMolay. Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos membros da ordem foram enviados aos campos de batalha e participaram dos sangrentos conflitos, especialmente em solo europeu. Ao término da grande guerra alguns destes permaneceram nos países ocupados e estabeleceram novos capítulos, pelo que podemos citar o exemplo do surgimento da ordem na Alemanha que foi justamente assim. No entanto a maioria retornou aos EUA e retomaram suas vidas. Estes demolays que haviam participado da guerra tinham seu interesse de certa forma diminuído pelos trabalhos no capítulo, e em grande parte pelo amadurecimento acelerado que tiveram. Havia a necessidade de algo novo para reascender a chama da ordem nestes jovens. Então tio Frank Sherman Land decidiu que a semelhança da maçonaria era o momento oportuno de criar uma nova estrutura associada a organização.
E assim surge a “Knighthood”, ou a Cavalaria. Surgia a ponte entre o valor militar dos jovens que haviam retornado da guerra e dos antigos cavaleiros da idade média. Land aproveitou o antigo código de fidelidade a Deus e lealdade ao senhor feudal para incorporar os valores de fé em Deus e lealdade a nação, atributos tão evidenciados pelos jovens durante a segunda guerra. Notando o valor de liderança destes demolays mais velhos deixou claro na Ordem da Cavalaria, “nós aceitamos em nossas fileiras apenas aqueles que, pela prática e devoção à causa do bem, lideram em todo campo de empreendimento. Como os cavaleiros do passado, nós nos consagramos à proteção dos fracos e necessitados, dos oprimidos e dos que sofrem, e para construir uma ponte da cavalaria para uma vida melhor”.
Foi desta forma que dad Land decide escrever um novo ritual, conhecido inicialmente como “Parlamento DeMolay – A Ordem da Fidalguia”, e cujo nome “oficial” inicialmente era “Cavaleiros da Cavalaria da Santa Ordem dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay”. Suas unidades foram batizadas como “Priory”. No inicio a Ordem da Cavalaria funcionava a nível capitular, exatamente como eram as lojas capitulares do REAA, que iam do grau de Aprendiz até o 18º (Cavaleiro Rosa Cruz). Assim o convento, ou “priory” tinha o mesmo nome do capítulo. Land iniciou vários jovens na “Ordem da Fidalguia” e percebeu que isto renovava a motivação destes, especialmente nos trabalhos do capítulo, propôs a criação oficial tendo sido aprovada em 1946 pelo ISC; fez assim estruturar a ordem. O primeiro convento foi instituído no capítulo mãe em Kansas City, tendo como membros os chevaliers deste capítulo. O primeiro convento recebeu sua carta constitutiva em 27 de Outubro de 1947, e realizou sua primeira sagração em 10 de Janeiro de 1948.
Land definiu: “Não é um grau honorífico ou prêmio. É um grupo de trabalho engrenado nas atividades que os meninos mais velhos querem e gostam”. Logo no primeiro ano outros 51 capítulos solicitaram cartas constitutivas para instituírem seus conventos. Em Erlanger, Kentucky, de 4 a 7 de Julho de 1974 houve a primeira convocação internacional, consagrando a Ordem da Cavalaria. No entanto, atualmente a Ordem da Cavalaria esta em decadência nos EUA e esquecida pelo mundo, conservando sua força apenas no Brasil e ainda de certa maneira no Paraguay. Existem alguns casos, como o da Pennsylvania onde a “Knighthood” esta oficialmente proibida, tendo sido taxada de grave distração ao programa demolay.
Cavaleiros vós sois a ponta da espada, os primeiros a entrarem em combate e não descansarão até que a vitória seja assegurada. Vós sois o exemplo da ordem, e a linha de frente em qualquer combate, devem estar no centro onde o risco é maior e defenderão seus irmãos mais novos mesmo que com o custo da própria vida, isto é a cavalaria! Cavaleiros permaneçam firmes e que nossas esporas se choquem em cavalgadas futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário