sábado, 17 de abril de 2010

SOLDADINHOS DE CHUMBO



E lá vem a historinha: Em 1919 foi fundada a Ordem DeMolay, e lá foram iniciados alguns homenzinhos, que fizeram algumas reuniões e assim surgiu nossa instituição. Mas que grupo de jovens exatamente era este que podia integrar nossas fileiras? Jovens, do sexo masculino, de conduta correta e elevada moral, mas e a idade? Á sim, entre 12 e 21 anos. Mas isto terá sido sempre assim? A resposta é NÃO. Hoje a frase: “entre 12 e 21 anos incompletos” é automática quando definimos “demolay” mas nem sempre foi assim. Relembremos que Louis Gordon Lower era um jovem adolescente e não tinha mais 12 anos quando da fundação de nossa organização.
Assim quando nosso amado tio Frank Sherman Land começou a estruturar nossa ordem definiu que dela fariam parte apenas jovens entre os 16 anos completos e os 21 incompletos. E assim foi por muito tempo. Pese que ai é forte a divisão pela faixa etária, que desta forma reunia jovens com os interesses e atividades similares, pois estão na mesma fase de desenvolvimento mental, emocional e no mesmo nível estudantil, bem como em inicio da fase laboral. Dad Land percebeu que jovens da mesma faixa etária interagiam melhor e portanto tendiam a produzir de forma mais espontânea a verdadeira convivência fraternal. Esta definição perdurou por aproximadamente três décadas, sendo alterada por volta da segunda metade dos anos 40; época em que a idade mínima foi diminuída para 14 anos completos. Uma nova alteração é feita na década de 70, diminuindo mais uma vez a idade mínima agora para 13 anos.
A primeira pergunta, por óbvio, é sobre qual o motivo destas alterações, sobre o que teria forçado a Ordem DeMolay a mudar um dos planos originais de seu fundador. A resposta para estas indagações esta nas datas em que estas mudanças foram implementadas. A própria fundação da Ordem DeMolay ocorreu depois de uma série de fatos graves envolvendo os Estados Unidos da América; primeiro o país foi varrido por uma epidemia de Pólio em 1916 e depois por outra de Tifo em 1918, nossa ordem surge poucos meses depois do fim da Primeira Guerra Mundial, até então “A Grande Guerra”. Tudo gera a verdadeira necessidade de reagrupar a juventude, afirmar os valores nacionais e criar a base para uma nova fase de crescimento.
A primeira alteração diminuindo para 14 anos o ingresso ocorre logo depois do término da Segunda Guerra Mundial, que sendo o conflito mais sangrento de toda a história da humanidade manchou todas as sociedades constituídas exigindo delas nova postura. Depois a idade diminui ainda para 13 anos e isto ocorre em consequência do imenso desgaste estadunidense com a guerra do Vietnã; nesta vergonhosa derrota moral perdeu-se uma quantidade imensa de jovens e conjuntamente o sentimento de supremacia perante as demais nações, o que fere o ideário daquele povo. Estas mudanças no meio “demolay” é parte da onda de iniciativas que surgiram para equilibrar os estragos causados pelos conflitos. É um chamado a juventude para que participasse ativamente e formassem as próximas fileiras em defesa daquela nação. Pelas ruas cartazes convocando os jovens profanos ao serviço militar e não é de se duvidar que pelas lojas corressem impressos com nosso tio Land usando seu barrete do Shrine, apontando seu indicador sobre a frase “I want you for DeMolay”.
Em Julho de 1999 registramos nova alteração, e a idade mínima cai para 12 anos. Desta vez sem vinculação com crises externas, mas sim dentro da própria instituição que entrava em declínio aberto nos E.U.A. No Brasil percebe-se esta adaptação na constituição alterada em 10 de Maio de 2000, pela circular 020. E assim a Ordem DeMolay sempre esteve patrioticamente produzindo os soldadinhos de chumbo com os quais os deuses brincam e gostam de chamar de “homens”.
A Ordem da Cavalaria desde sua origem teve como regra a idade mínima de 17 anos, atualmente alguns estados dos EUA aplicam exceções para que um jovem demolay seja sagrado cavaleiro aos 16 anos conforme seus serviços já prestados a organização. A honraria de chevalier que é fixada no mínimo de 19 anos surgiu desta maneira mas teve breve período com a exigência de apenas 17; novamente existem exceções estaduais nos EUA. Algumas alterações também ocorreram para a Legião de Honra. A única fixação etária que permaneceu inalterada é a passagem automática do Sênior aos 21 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário