sábado, 3 de abril de 2010

ANIMÉ TROPICAL



Eis que já se havia fundado a Ordem DeMolay no Brasil, já tínhamos nossos jovens animês vampiros vagando pelos mosaicos quadriculados nacionais; e o que mais caberia a fazer nestas terras? Muitos diriam que nada pois já havia a possibilidade de iniciar os jovens desse país e ensinar-lhes as virtudes de nossa fraternidade. No entanto, houve um feixe de luz sobre as mentes da época para que aqui se firmasse o desejo de soberania alavancado pelo mais legítimo ensinamento demolay de patriotismo. E adivinhem quem surge outra vez senão o nosso “bom velhinho”.
Nosso tio Alberto Mansur em 1984 já havia conduzido uma bem sucedida campanha de apresentação da Ordem DeMolay pelo Brasil, e mais uma vez tinha seus pés na cidade de Boston, oportunidade onde encontrou-se com o então Grande Mestre do International Supreme Council, o tio Don W. Wrigth. Apresentando-lhe o bem sucedido caso da ordem na nossa pátria onde em apenas 5 anos, sendo uma instituição nova e enfrentando o arcaico conservadorismo que não aceitava jovens trabalhando em templos sagrados, já havia logrado o resultado grandioso de 25 capítulos devidamente instalados e trabalhando, a solicitação de tantos outros e o gratificante número de mais de 3 mil jovens em suas fileiras. Era o prenúncio da maravilha que somos hoje.
Foi então na abençoada data de 12 de Abril de 1985, na câmara municipal da cidade do Rio de Janeiro que o tio Don W. Wrigth, GM do I.S.C; acompanhado do Irmão Steven W. Borror então Mestre Conselheiro Internacional entregaram nas mãos do tio Alberto Mansur a carta constitutiva do SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA O BRASIL. Na mesma data ainda foi assinado um Tratado de Mútuo Reconhecimento, Confiança e Irmandade. Este tratado estabelece já em sua primeira página que de acordo com a resolução adotada em Sarasota/ Florida, na data de 09 de Maio de 1984, in verbis “... CONSTITUI o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, Supremo Autônomo com Independência e todo o Poder e Autoridade em todos os assuntos pertinentes ao governo da Ordem DeMolay no Brasil e por meio deste RENUNCIA ao dito Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil a própria autoridade do Supremo Conselho Internacional...”.
Então depois dos E.U.A; Austrália, Canadá e Filipinas era o Brasil que conquistava sua posição como supremo conselho, posição soberana de onde passa a dialogar como igual para com as demais nações que haviam conquistado este status. Não mais eramos dependentes das orientações e permissões estrangeiras, mas livres para doutrinar sobre nossos próprios pensamentos enquanto instituição nacional. Passamos a ser soberanos para decidir sobre nossos próprios caminhos e principalmente, alcançamos o posto de reconhecidos e fiéis guardiões do magnifico esforço de investir na juventude, mantendo viva no Brasil a centelha abençoada que o nosso amado tio Frank Sherman Land havia iniciado.
Ao contrário de muitas instituições o inicio de nossas atividades não foi marcado por uma pedra em um canteiro de obras, mas por uma carta, ato dos homens em sua simplicidade diante de deus que foi basilar para que estivéssemos hoje fincando verdadeiros obeliscos na sociedade com o bom exemplo de nossos jovens. E acima de tudo, pelo fato de sermos a mais sincera, a mais filosófica, a mais tradicional, e principalmente a mais fraterna de todas as agremiações juvenis de nossa era, é que podemos dizer inequivocamente que temos todos, ativos e seniores, independente de graus ou honras no mais profundo de nossos seres, encravado em nossos corações o grande bloco sagrado, que não é rocha sólida, mas o altar inviolável onde selamos nossos votos. Lá esta a nossa razão de nos acharmos aqui reunidos. E com orgulho hoje podemos dizer que diante de tudo e todos, nós somos a pedra angular sobre o qual se baseia a ordem, nós somos todos o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário