terça-feira, 18 de maio de 2010

PENDURICALHOS


Você esta sentado confortavelmente, orando, meditando, contemplando o mundo e a vida. Você esta realizando um dos hábitos mais evoluídos dos homens, e ouve um badalar metálico; se você estiver no campo pode olhar, deve ser uma vaca leiteira passeando com sua sineta no pescoço, mas se você estiver em um dos nossos templos, acredite, provavelmente é algum irmão seu desfilando com um penduricalho no pescoço. Se você olhar bem os dois estarão movendo a boca, a primeira ruminando, o segundo alardeando a todos sobre si. Tristes realidades a parte, vale a pena considerar:
A Ordem DeMolay possui um dos maiores e melhores sistemas de reconhecimento institucional. Possui prêmios, honrarias, medalhas, comendas, pins, colares, certificados e diplomas. Isto foi incentivado desde o início pelo dad Land; ele observou a necessidade de reconhecer os jovens demolays mais dedicados na labuta pela ordem. Assim em uma historinha já conhecida lembrou dos bonés que alguns deles usavam, amarelos com a inscrição “Chevallier”, cuja tradução direta do francês é “Cavaleiro”. Ai surge a maior honra que um demolay ativo pode receber. Para nossa alegria hoje possuímos este célebre artigo ainda amarelinho como os da inspiração de Land. Com o tempo também encontramos um equivalente para o serviço adulto, a nossa agora bem divulgada Legião de Honra, que se subdivide em duas classes, Ativa para os demolay em sua vida como sênior, e Honorária para os maçons envolvidos com a ordem. A Legião de Honra constituí a maior honraria de toda a Ordem DeMolay e não pode ser equiparada.
Mas a organização estruturou melhor essa área e criou diversas outras formas de reconhecimento com diferentes níveis. Surgiram as Barras de Mérito para registrar o envolvimento dos jovens nas diversas área de atividades da Ordem DeMolay, como Jornalismo, Ritual, Esporte, Instalação, Visitação, etc. Este sistema é internamente subdividido em 5 níveis cada qual com uma cor diferente. O mesmo sistema foi aplicado em todas as jurisdições do mundo, afinal este tornou-se o mais utilizado modo de incentivo a aplicação do jovem demolay nas atividades da ordem. Como alguns já sabem o Brasil que esta por aplicar este sistema em breve o fará como único lugar do mundo onde as cores foram abolidas, descaracterizando a mais continuada forma de reconhecimento que possuímos. Ainda assim que sejam bem vindas as barras de mérito!
O Segundo maior modo de reconhecimento é o conhecido pela sigla RD, que significa tão simplesmente REPRESENTANTE DEMOLAY. Sim, exatamente como o nome se refere, trata de fazer de seu portador um representante de todos os princípios e virtudes preconizados pela ordem. Para isto o jovem que se submete a esta avaliação preenche um longo e criterioso formulário que é analisado minunciosamente para verificar a real experimentação de nossos ensinamentos. Outra figura de destaque é a pouco considerada Chave de Zorobabel, instituída para reconhecer a abertura ou reabertura de um organismo da ordem. Deve ser conferida somente a um membro, aquele que foi o principal responsável pela realização; é de certa maneira também um incentivo ao crescimento da organização.
Com finalidade próxima a da Chave de Zorobabel temos as Chaves de Honra, reconhecem o trabalho de crescimento mas no âmbito de membros adquiridos. Azul para cada 10 novos irmãos, Verde para cada 15 novos cavaleiros, Branca e Vermelha para atuações neste sentido dentro do conselho consultivo. Medalha de Apreço pelo serviço relevante de qualquer cidadão membro ou não em benefício da Ordem DeMolay. Certificados de Eficiência de Oficial para todos os cargos da ordem, pela excelência no exercício de suas atribuições. E tantos outros prêmios e honrarias que demonstram a gratidão pelo empenho de nossos construtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário