sexta-feira, 26 de junho de 2009

Budismo - Om Mani Padme Hum ...


NAMASTÊ
Bueno pueblo, hoje vou postar sobre o Budismo. Eu penso que esta seja não somente uma maravilhosa religião mas uma filosofia de vida exemplar !!! Eu particularmente conheço bem menos do que eu gostaria, mas o que conheço é o suficiente para dizer que é uma visão muito avançada em relação as usuais do ocidente. Tem uma pequena historinha que mostra a profundidade dos ensinamentos budistas:


"Numa ocasião, um pensador indiano fez a seguinte pergunta aos seus discípulos:
- Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?
- Gritamos porque perdemos a calma, disse um deles.
- Mas por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado?Questionou novamente o pensador.
- Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça, retrucou outro discípulo.
E o mestre volta a perguntar: – Então não é possível falar-lhe em voz baixa?Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.
Então ele esclareceu:
- Você sabe porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecido?O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro através da grande distância. Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas? Elas não gritam. Falam suavemente. E por que? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram. E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta.Seus corações se entendem. É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.
Por fim, o pensador conclui dizendo:- Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta."


De modo geral as práticas budistas são a Oração e a Meditação. A Oração de forma simples seria o homem se comunicando com Deus, e o Budismo vai além, compreende que Deus também se comunica com o Homem, isto ocorre com a Meditação.


Existe uma pequena passagem que fala sobre isso:


"Por que Deus Se revelaria facilmente a você? Você, que trabalha tão arduamente por dinheiro e tão pouco pela realização divina! Os santos hindus nos dizem que, se dedicássemos um período de 24 horas em contínua e ininterrupta oração, o Senhor apareceria diante de nós ou Se revelaria a nós de algum modo. Se devotarmos pelo menos uma hora diária em profunda meditação nEle, com o tempo Ele virá a nós."


Alguns exemplos de Mantras e suas serventias.


: OM MANI PADME HUM (mantra para harmonizar os chakras e iluminação)

.: OM MANE PADME HUM HRI

.: OM BABAGI AH HUM (mantra para iluminação, sabedoria, amor e desapego)

.: OM YAMANTAKA HUM PHAT (mantra dque elimina os padrões mentais negativos)

.: OM HRIM GAURYAI NAMAH (mantra para desenvolvimento em todas as áreas)

.: OM SRI GOVINDAYA NAMAH (mantra para felicidade e riqueza)

.: OM AH RA PA TSA NA DHI

.: OM TARE TUTTARE TURE SVAHA

.: OM VAJRASATTVA HUM


Alguns links interessantes:







Vou encerrar por aqui, mas sugiro que os interessados deem uma pesquisada, hoje o material é bem farto inclusive por aqui na internet. Um abraço... e Luz para alguns irmãos e tios que irão precisar esse final de semana! ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário