sábado, 12 de junho de 2010

LOBINHOS AZUIS

Mas a saga continua; nenhum ideal morre verdadeiramente, da mesma forma que a morte em si é uma ilusão, pois o espírito é imortal, já asseveravam com propriedade cada mestre da antiguidade e nosso patrono Jacques DeMolay, a convocar aqueles que perseguiram a Ordem do Templo a comparecerem no Tribunal Divino. A “Order of Chivalry” havia sido enterrada mas seu propósito seria reinvocado.

Se observarmos as constantes diminuições da idade mínima para ingresso na Ordem DeMolay veremos que sempre estão associadas a necessidade de captar novos membros, seja para compensar eventos externos ou mesmo por problemáticas naturais da ordem. Assim na metade dos anos 90 via-se o International Supreme Council mergulhado em dificuldades financeiras, jurídicas, e testemunhando um vertiginoso decrescimento em seu número de membros. Entre tantas ações optou-se por lançar novamente como ferramenta uma organização pré Ordem DeMolay. Surge em 1995 a “Order of Squires of Round Table” ou “Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda. Ela surge na cidade Vancouver, estado de Washington. Visa reunir jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 10 e 12 anos; no Brasil dos 7 aos 12.

O inicio se deu pelos esforços dos tios Ralph Hooper, Lynn Taylor e Michael Senders. A inspiração original foi a figura do filho de Michael Senders, este primeiro grupo chamou para auxilia-los o Ir. e tio Edgar Trefts, Ex – Oficial Executivo para o estado de Washington e membro do ISC; ele escreveu o ritual original e conduziu o processo de aprovação da ordem. Por este motivo o irmão e tio Ed Trefts, como era conhecido, é considerado também um dos fundadores. Nos E.U.A. as unidades da ordem chamam-se “Manor”, cuja tradução aproximada é “solar”, mas no Brasil as conhecemos como Távolas. O primeiro manor foi instalado em Junho de 1997 na própria cidade de Vancouver / WA. Como o declínio da ordem não foi contido, infelizmente nos E.U.A. apenas cerca 20 solares encontram-se em funcionamento.

No Brasil a Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda foi trazida no ano de 2002 pelos esforços do colégio alumni Juiz de Fora, onde devemos citar o trabalho e empenho dos irmãos Luís Fernando Marcelino Alves, Rogers Ferreira Pereira e Daniel Giotti de Paula. Este último grande divulgador dos escudeiros no Brasil. Conseguiram os rituais originais, traduziram e adaptaram a realidade de nossa Ordem DeMolay brasileira. A Ordem dos Escudeiros possui o seu Conselho de Honra, que funciona a espelho dos nossos conselhos consultivos. Eles são presididos por um sênior demolay que é chamada “Nobre Cavaleiro”, e composto por outros demolays. As távolas sempre patrocinadas por um capítulo, reúnem-se uma vez por mês em geral, com atividades rápidas no âmbito ritualístico e sempre que possível assimilando ações esportivas e de lazer. Os jovens escudeiros devem conviver com os seus irmãos demolays, colhendo em pequenas doses os exemplos e ensinamentos de uma vida iniciática, sem no entanto enfadar-los.

Utilizam para transmitir aos jovens membros os símbolos da Sabedoria, Verdade e Justiça. Incutem sutilmente assim as grandes virtudes morais que guiam o homem pela jornada terrena. O próprio nome “Távola Redonda” embora possua uma história de fachada sobre a primeira reunião em um clube com mesas arredondadas, designa o grande conhecimento velado, transmitido por toda a humanidade das mais diversas formas e alegorias. A Távola Redonda aparece principalmente em 3 momentos da jornada dos homens. Primeiramente a mesa de José de Arimatéia, depois a mesa sobre a qual o último Cristo celebrou sua ceia, e a lendária Távola do Rei Arthur. Todas portaram sobre si o vasilhame sagrado, emblema da espiritualidade dos homens e da eterna perseverança em obter uma vida a cada dia mais devota aos bons princípios.

Estes ensinamentos de forma muito singular são legados aos nossos escudeiros, que neste momento vivem um novo fôlego em nossa pátria, fruto do depósito da crença de nosso amado tio Sergio Luis Gonçalves. O próprio Land, entre várias citações expressou que um de seus sonhos era que, “todo capítulo tivesse junto a si uma corte”, tratando-se ao antigo embrião. Hoje temos uma segunda chance da providencia superior, saibamos aproveita-la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário