sexta-feira, 19 de março de 2010

"DAD" MANSUR


Aos nos aproximarmos do vigésimo quinto aniversário do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, é justo iniciar as comemorações de nossas Bodas de Prata com a lembrança daquele que de fato tornou tudo isto possível; nosso querido e amado tio Alberto Mansur. Este homem de origem libanesa, portando consigo o sangue fenício do antigo oriente, realizou no Brasil a obra de sua vida, a Ordem DeMolay.
Iniciado na sublime ordem maçônica alcançou o seu grande destino como construtor e obreiro da instituição, sendo reconhecido como maçom dedicado em anos de serviço. Serviu no honrado posto de Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito do Brasil, trazendo consigo o inegável e raríssimo equilíbrio entre o tradicional sistema monárquico maçônico quando da manutenção das excelsas tradições, e o luminoso caminho da democracia, ao romper com os paradigmas e convocar pela primeira vez na história eleições para o mais alto posto da maçonaria brasileira.
Este homem vislumbrou uma nova e progressiva forma de construir o mundo, ao perceber que o investimento na juventude é o alicerce mais seguro para garantir um futuro melhor de nossa sociedade. Tomando para si a imensa responsabilidade de introduzir a Ordem DeMolay na nação do Brasil, interferiu diretamente no destino dos homens como poucos o fizeram em tão breve passagem por este plano de provas terrenas. Não deteve-se apenas ao inicio como preconizou o amado tio Land, mas foi além, desenvolvendo nesta terra auri-verde aquela que legitimamente por seus esforços tornou-se a maior organização de jovens do mundo.
Teve atuação vital de igual forma na introdução em nossa pátria, da Ordem Internacional das Filhas de Jó e da Ordem da Estrela do Oriente. Com isto não somente era exemplo de cidadão mas punha na prática os ideais iniciáticos; ora, haveria melhor altar as virtudes do que o coração humano? E melhor forma de condenar ao fosso as vicissitudes e a imoralidade, dando a cada ser humano a possibilidade de alimentar dentro de si a divina centelha que arde como testemunha de nossa natureza espiritual? Não se fazia apenas um beneficio para a maçonaria, mas dava-lhe novamente um sentido de existência, ora pois, a verdadeira maçonaria não é aquela dos belos trajes e templos cintilantes recobertos de riquezas, dedicada apenas a especular e a regurgitar seus títulos, mas a dedicada a operar de fato em seu meio e ser o método de transformação do ser filho de Deus e por consequência do todo.
Filho, irmão, marido e pai. Grande estudioso, comerciante, dedicou-se a inúmeras atuações em sua vida e fez dela um exemplo. Como todos os verdadeiramente grandes homens, não nasceu grande, mas fez-se grande pelo esforço e dedicação a causa do bem. Os homens de valor não são medidos apenas pelo número de amigos, mas de forma peculiar pelos seus inimigos que surgem naturalmente na defesa sólida de seus valores pessoais. Este nome controverso dentre muitos círculos é apenas um exemplo disto.
Hoje quando vemos a Ordem DeMolay brasileira, a maior e mais forte jurisdição do mundo, temos a certeza de que ela é o robusto Cedro plantado por nosso amado Dad Mansur, cujos jovens de suas fileiras, que encerram em seus lábios o mesmo antigo votum, serão eternamente as raízes e galhos da maravilhosa obra divina, aquela que a mais de 800 anos já era defendida por uma bandeira alva e rubra. Assim estava escrito, Maktub !
Tio Mansur, seu nome ecoará na eternidade, não pelos livros, mas em nossos corações.

Matheus R. B. C. De Noronha
Sênior DeMolay – CID 40942

Nenhum comentário:

Postar um comentário